https://011lab.prefeitura.sp.gov.br/linguagem-simples/inicioClique para saber mais

O Programa Municipal de Linguagem Simples tem por objetivo simplificar a linguagem que a Prefeitura de São Paulo usa na comunicação com a população. O Programa busca em suas ações: I. Capacitar servidores e servidoras da PMSP para que se comuniquem de maneira mais simples; II. Divulgar a pauta de linguagem simples na prefeitura, de modo a fortalecer a importância do tema; e III. Simplificar documentos públicos para que qualquer pessoa possa localizar, entender e usar as informações transmitidas pela Administração Pública.

https://drive.google.com/file/d/1x8hqm44lZ7eMhytLrgoVb1WjnZdtudcz/view?usp=sharingClique para saber mais

Iniciativa pioneira de aplicação de ciências comportamentais nas políticas públicas municipais. Iniciado em 2018, o programa tem como objetivo aumentar a eficiência das políticas e serviços resolvendo desafios que envolvam ações e escolhas de cidadãos e servidores. Para isso, realiza intervenções simples, baratas, escaláveis, que preservam a liberdade de escolha individual e levam em conta os motivadores de comportamento para direcionar decisões aos objetivos da política (os chamados 'nudges'). Utiliza também experimentos de campo para avaliar impacto e tomar decisões baseadas em evidências.

https://premiasampa.prefeitura.sp.gov.br/Clique para saber mais

O Premia Sampa é o prêmio bianual de inovação da cidade de São Paulo, realizado em parceria pelas Secretarias Municipais de Gestão e de Inovação e Tecnologia. O objetivo do programa é valorizar soluções inovadoras para a gestão da cidade, reconhecendo o trabalho do servidor e incentivando a cultura da inovação na Prefeitura. As primeiras edições do prêmio ocorreram em 2007 e 2008, com o nome de Prêmio São Paulo Cidade, sendo relançado em 2018 como Premia Sampa. Na edição de 2018, foram recebidos 143 projetos de organizações públicas, privadas, startups e entidades da sociedade civil e a cerimônia de premiação contou com 600 presentes. A edição de 2020 recebeu a inscrição de 112 projetos e em breve serão anunciados os resultados.

https://copicola.prefeitura.sp.gov.br/copicola/home#Clique para saber mais

Programa de gestão do conhecimento que visa construir capacidades para inovar através da transferência de conhecimento de servidor para servidor da Prefeitura de São Paulo. Para isso, o CopiCola identifica e sistematiza práticas inovadoras com potencial de serem adotadas em diferentes contextos dentro da Prefeitura de São Paulo, gerando conteúdo útil e didático; promove uma divulgação ampla e facilita a conexão entre os atores e potencializa o aprendizado a partir dos casos registrados.

[Alguns!] PROJETOS FINALIZADOS

O Lab11 realizou uma parceria com a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização em Serviços Públicos) com o objetivo de desenvolver novas capacidades no Time de Serviços Digitais da Secretaria de Inovação e Tecnologia. Para isso, foi desenvolvido um processo ágil dividido em 3 ciclos que permitisse construir soluções para problemas enfrentados pelo time e desenvolver capacidades para inovar na equipe. No primeiro ciclo, o objetivo foi definir quais são os critérios de escolha de um serviço a ser digitalizado, o segundo foi voltado para a inclusão na visão do cidadão no processo de digitalização e o terceiro no processo de gestão de mudança de servidores resistentes à digitalização.

Clique para saber mais

Feito em parceria com a equipe da Coordenadoria de Inclusão Digital (CID) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo. O projeto nasceu no contexto do evento SP MAKER WEEK, no qual iria acontecer o I Fórum Brasileiro de Fab City com a participação das 6 cidades brasileiras que fazem parte da Rede Internacional de Fab City. O Fórum teve como objetivo pensar o desenvolvimento sustentável das cidades através da fabricação digital. Assim, o projeto de Cartografia Social aconteceu em uma imersão de 3 semanas, com o objetivo de testar de maneira rápida metodologias para aproximação e melhor compreensão de territórios que possuem os equipamentos Fab Lab Livre - Laboratório de Fabricação Digital.

Clique para saber mais

Programa de inovação aberta que busca resolver desafios públicos em parceria com o ecossistema de inovação da cidade de São Paulo. Utiliza a modalidade de concurso para contratação ágil de soluções tecnológicas.

Clique para saber mais

Projeto que objetiva realizar protótipos de uso do instrumento de encomenda tecnológica para contratação de uma solução que apresente risco tecnológico, o que pode eventualmente frustrar sua entrega. O projeto consiste em simular todo o processo administrativo de uma encomenda tecnológica para ver como órgãos de controle reagiriam e entender as expectativas deles, preparando assim o terreno para situações reais e registrando aprendizados sobre como e quando pode ser uma modalidade de contratação útil de política pública.

Clique para saber mais

O principal problema enfrentado por esse projeto foi a baixa avaliação dos canais digitais da prefeitura pelos cidadãos, que classificavam o site como complexo, poluído e com linguagem difícil, resultando em uma alta taxa de rejeição. Para apoiar a Coordenadoria de Atendimento ao Cidadão e Modernização do Serviço Público (CASP) da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia a resolver os desafios, o Lab11 desenhou um processo que permitisse, ao mesmo tempo, construir uma solução para o problema e desenvolver capacidades para inovar na equipe. Ao longo do projeto, mais de 320 cidadão foram consultados, permitindo que o Portal fosse reformulado, tornando-se mais eficiente e simples para o usuário. Como resultado, houve uma redução em 30% da desistência de cidadãos ao buscar um serviço.

Clique para saber mais
Encontro Internacional de Inovação em Governo

O Encontro Internacional de Inovação em Governo aconteceu em Agosto de 2019 no centro histórico de São Paulo, reunindo representantes do setor público, da academia e da sociedade civil organizada com o objetivo de conectar a comunidade de inovação pública. Tivemos participantes de 9 países (Argentina, Uruguai, Chile, Peru, Colômbia, Costa Rica, México, Canadá e Portugal) e 13 Estados brasileiros de todas as regiões do país.

Clique para saber mais
Projeto-piloto Metropolis

Prêmio internacional da Rede de cidades Metropolis para cooperação entre os laboratórios de inovação de Montevideo, Montreal e São Paulo.

Clique para saber mais
Diálogos

Encontro mensal que traz especialistas, pesquisadores, ativistas e representantes dos setores público e privado para uma conversa com gestores de diversas áreas da Prefeitura sobre temas ligados à inovação, tecnologia e gestão pública. O Diálogos SMIT busca incentivar o diálogo, a troca de experiência e conhecimento entre o setor público, academia, sociedade civil e setor privado. Sua última edição aconteceu em outubro de 2019.

Clique para saber mais