Sobre

O CopiCola é uma iniciativa da Secretaria de Inovação e Tecnologia que promove a gestão do conhecimento de práticas inovadoras de mais de 114 mil servidores públicos da cidade de São Paulo.

E como isso é feito? Partindo da seleção dos casos, registramos todas as etapas que possibilitaram a implantação da inovação, produzindo, por fim, um guia para facilitar a replicação da prática em outros contextos.

O programa foi criado em maio de 2018 em resposta a uma necessidade de registrar os aprendizados e divulgar a experiência de uma boa prática da Prefeitura de São Paulo. O primeiro guia produzido serviu de piloto para validar a metodologia de coleta, análise e sistematização de dados criada pelas coordenadorias de Projetos de Inovação Pública e Plataforma de Inovação.

A partir dessa experiência, o CopiCola se tornou um programa da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia que contribui para a disseminação da cultura da inovação na Prefeitura de São Paulo.

Mais do que sistematizar casos, são objetivos do programa a divulgação ampla e a construção de pontes entre os realizadores das práticas e os interessados em copiar a inovação. Todo conteúdo gerado é aberto para copiar, compartilhar e criar a partir dele para qualquer fim, desde que atribuído o crédito apropriado.

O programa atua em 3 eixos:

bloco de notas na cor laranja escrito copi cola na cor branca, logo a baixo icone de soma dentro de um circulo laranja do lado esquerdo e a palavra registra do lado direito

Identificar e Sistematizar práticas inovadoras da Prefeitura de São Paulo com conteúdo útil e linguagem acessível.

bloco de notas na cor roxa escrito copi cola na cor branca, logo a baixo icone de soma dentro de um circulo roxo do lado esquerdo e a palavra divulga do lado direito

Disseminar , Sensibilizar e Engajar interessados em replicar práticas inovadoras na administração pública.

bloco de notas na cor verde escrito copi cola na cor branca, logo a baixo icone de soma dentro de um circulo verde do lado esquerdo e a palavra ensina do lado direito

Facilitar a Conexão entre interessados e potencializar o aprendizado para replicar práticas inovadoras a partir dos casos registrados.

Guias

Os guias estão estruturados de modo a apoiar os interessados em replicar a iniciativa. Através deles você terá acesso a:

  • Pontos centrais de cada iniciativa;
  • Por que são inovadoras;
  • Quais problemas pretendiam resolver;
  • Quando são indicadas e quando não são;
  • Como fazer e as etapas do projeto;
  • Quais foram os fatores de sucesso;
  • Riscos e aprendizados;
  • Material de apoio, que irá ajudar a realizar um diagnóstico e a iniciar a implementação da iniciativa;
  • Maiores informações, como sites, legislações e instrumentos jurídicos.

Conheça as iniciativas registradas pelo CopiCola e faça download dos guias para implementação clicando abaixo:

Participe

Estamos em busca de iniciativas inovadoras da Prefeitura de São Paulo!

Você participa ou conhece uma iniciativa inovadora dentro da Prefeitura de São Paulo que merece ser registrada e servir de inspiração para outros gestores públicos? Inscreva essa iniciativa aqui.

Inscreva-se

As iniciativas serão analisadas de acordo com critérios eliminatórios e de desempate.
Confira os critérios do programa CopiCola clicando aqui.

Critérios de Seleção

Edital

Participe do 2º ciclo de sistematizações do programa CopiCola

Buscamos organizações da sociedade civil para realizar pesquisa e sistematização de mais 8 iniciativas inovadoras da Prefeitura de São Paulo.

Será celebrada parceria, em conformidade com a Lei nº 13.019/2014 e com o Decreto Municipal nº 57.575/2016, através de termo de colaboração, mediante as condições estabelecidas no Edital de Chamamento Público nº 003/2019 e seus anexos

O prazo para inscrição vai até 11 de abril.

Esclarecimentos da Comissão de Seleção Publicação no DOC - Edital de Retificação Edital de Chamamento Público Nº 003/2019 Modelo de Plano de Trabalho Formulário de inscrição Proponentes Ata de seleção das propostas

Galeria

Vídeo do lançamento CopiCola

Convidamos representantes dos 5 casos registrados para um bate-papo sobre as iniciativas que fizeram parte, destacando quais problemas buscavam resolver, por que foram inovadoras e qual a importância de ter o processo de implementação registrado.

#PraCegoVer: Vídeo de apresentação dos cinco primeiros casos do Programa CopiCola. O Vídeo se inicia com CopiCola: Registrar, Divulgar, Ensinar. Em seguida surge a Pergunta De qual caso você fez parte? escrita em roxo com fundo cinza. Os participantes de cada caso falam sobre que caso fazem parte: Concurso de Projetos, Empreenda Fácil, Zona Azul, Prato aberto, Banco de dados geográficos. Surge a seguir a pergunta: Que problema Resolve em roxo com fundo cinza. Novamente os membros respondem. Surge novamente mais uma pergunta Por que é inovador?. Os membros respondem. Por fim, surge a última pergunta: Qual a importância de ter esse caso registrado? . Os membros respondem. Ao fim surge, novamente em fundo cinza com letras roxas, CopiCola. Registrar para aprender, Copiar para inovar.

Fotos do lançamento CopiCola

O programa CopiCola foi lançado no dia 20 de março no Centro Cultural São Paulo (Rua Vergueiro, 1000). Confira as fotos: